Home / EDITORIAIS / Eleitorado em Peruíbe: Há algo de errado com estes números…

Eleitorado em Peruíbe: Há algo de errado com estes números…

O blog “Peruibe nas Trevas” informa, extra-oficialmente, nota do resultado do Censo 2010, dando conta de que Peruíbe tem (ou teria) hoje 59.533 habitantes, informação que reproduzimos aqui.

Em breve consulta ao site do IBGE, eu constatei que lá está – oficialmente – a informação de que Peruíbe tinha 57.686 habitantes em 2009, ou seja, no ano passado. Logo “crescemos”, com o acréscimo de 1.847 almas viventes em nossas plagas.

Destes, ainda segundo o IBGE 11.237 estavam matriculados no ensino fundamental, sendo que 3.005 frequentavam no ensino médio (sempre no ano passado, de 2009).

Agora a dúvida: Se tínhamos, em 2009, conforme o IBGE 57.686 habitantes, sendo que, destes, 11.237 estavam matriculados no ensino fundamental (logo, deduzo serem crianças e adolescentes menores de 16 anos), como é possível o próprio IBGE indicar que tínhamos 44.599 eleitores em 2009, ou 77,31% da população total, ou 96,02% da população adulta.

Mais grave é ver que foram apurados 49.506 eleitores em Peruíbe no primeiro turno das eleições deste ano, ou 4.907 eleitores a mais que no passado. Ou, em termos percentuais, se considerado que realmente o Censo apurou 59.533 habitantes em Peruíbe agora em 2010, destes, 83,16% são eleitores!

Para fazer uma comparação, o percentual de eleitores em relação à população para o Brasil é 70,62%, enquanto que no Estado de São Paulo este índice é de 73,19%. Para cidades próximas, como Santos, o percentual fica nesta média, ou 71,61%. Já em Itariri, que tem 16.284 habitantes contra 8.361 eleitores (sempre segundo o IBGE), o percentual é de apenas 51,35%. A média ideal, porém, é de 65% de eleitores em relação à população.

Com 83,16% da população em condições de votar, Peruíbe ultrapassa esta média em quase 20 pontos. E, embora este índice esteja abaixo de cidades como o caso de 10 cidades do Piauí que têm mais de 100% de eleitores que a população (Bocaina é recorde, com 121,1% a mais de eleitores que a população), este nosso fato não deixa de ser preocupante, e deve merecer atenção especial da Justiça Eleitoral. Sim, porque isto cheira a um problema antigo, que é a “importação ilegal” de eleitores de cidades vizinhas, que já foi motivo inclusive de escândalo que fez Peruíbe parar nas páginas policiais no passado, e pode inclusive indicar possível fraude como o uso de falsos títulos, ou até mesmo de mortos “votando”.

A recomendação, para estes casos – não se tem dúvida – é o recadastramento eleitoral. Somente uma convocação dos eleitores e dos “eleitores” de Peruíbe a se apresentarem pessoalmente ao Cartório Eleitoral munidos de documentos pessoais e de comprovantes (ou atestados) de residências poderá dirimir a cruel dúvida de que estes números nos fazem sofrer.

Washington Luiz de Paula

TENHO 9 MOTIVOS
Banco do Brasil (Escriturário)-ESCRITURÁRIO

Veja também

Próxima quarta, 31, Peruíbe se fará presente no “Dia do Desafio”

Da Redação (Com Assessoria da PMP) A 23ª edição do “Dia do Desafio” (Challenge Day, …

Peruíbe – Laudo de laboratório afasta suspeita sobre intoxicação alimentar em alunos

Da Redação O resultado de perícia laboratorial feita na alimentação fornecida pela Cheff Grill para …

Editorial – Termoelétrica – Por que (não) querê-la?

Quem dos senhores e das senhoras conheceu Ernesto Zwarg? Receio que poucos. Zwarg carregava sobre …

TENHO 9 MOTIVOS
%d blogueiros gostam disto: