Home / POLÍCIA / Lula é preso em segredo pela Polícia Federal?

Lula é preso em segredo pela Polícia Federal?

O ex-presidente Lula teria sido preso em segredo! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
O ex-presidente Lula teria sido preso em segredo! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Do Portal e-farsas.com

Será verdade que o ex-presidente Lula foi preso em segredo pela Polícia Federal sob acusações da Operação Lava Jato?

No dia 21 de setembro de 2015, uma notícia se espalhou através de inúmeras páginas do Facebook e em vários sites e blogs. De acordo com o texto, um veículo de comunicação teria deixado vazar a informação de que o ex-presidente Lula teria sido preso em sua casa em São Bernardo do Campo-SP. Os policiais estariam cumprindo um mandato expedido como resultado das investigações da 19ª fase da Operação Lava Jato.

Ainda, segundo o que diz na reportagem, Lula não teria resistido à prisão e pediu apenas para não ser algemado para preservar a sua imagem.

A foto acima mostra o exato momento da prisão, mas será que isso é verdadeiro ou falso?

Verdadeiro ou falso?

A notícia é uma invenção de um blog humorístico, mas foi copiada por diversos outros sites e blogs, até que algumaspáginas do Facebook com “revoltados” no nome passassem a espalhar a brincadeira como se fosse real!

No dia 21 de setembro de 2015, o blog Brasil Esperança publicou um artigo fictício mostrando a suposta prisão do ex-presidente Lula. Ao clicarmos em qualquer parte do site com o botão direito do mouse, podemos ler uma mensagem avisando que todo o conteúdo ali publicado não deve ser levado a sério!

brasil_esperanca

Além disso, o artigo apresenta datas futuras, como se o fato ainda estivesse em segredo e que só iria ser revelado a partir do dia 27, dando a entender que a notícia teria mesmo vazado. Mas tudo não passou de uma brincadeira.

A foto da prisão

Basta uma busca por essa imagem no Google Imagens para verificar que trata-se de uma montagem feita em cima de da foto do ex-deputado federal Pedro Corrêa, condenado pelo processo do Mensalão do PT, e um dos alvos da 11ª fase da Operação Lava Jato.

A foto original foi tirada pelo fotógrafo Geraldo Bubniak – a serviço do Estadão – no dia 13 de abril de 2015, enquanto o político desembarcava do Aeroporto Internacional Afonso Pena, no Paraná, escoltado por dois policiais.

Abaixo, compare as duas fotografias:

lula-preso_compara

Repercussão fora do país

Nosso leitor Marcio Antunes nos avisou através do Twitter que a notícia falsa foi publicada até em blogs de língua portuguesa fora do país, como o Juventude Patriótica de Angola:

Blog angolano caiu na pegadinha virtual!

Conclusão

A notícia da prisão do ex-presidente Lula (por enquanto) é falsa! Essa história surgiu em um site humorístico que logo se espalhou como se fosse real!

Joomla extensions, Wordpress plugins

Sobre mrwash

Veja também

Por uma mudança para valer em 2016!

Relacionado

Recanto Vida – Nosso diferencial está em que amamos o que fazemos.

Relacionado

Vereador Zeca da Firenze – Em busca de novos horizontes…

Relacionado

ADITIVO AUTOMOTIVO
CAMPANHA ANTISPAM
%d blogueiros gostam disto: