JPG Heelys 300x250
ADITIVO AUTOMOTIVO
EVERTON MEYER ADVOGADO
GIF 300x250 - Outlet
POUSADA GAIVOTAS
PORTAL PERUÍBE
GIF 300x250 - Basquete
Corrida 300x250
MEGABINGOMANIA
Criador de sites Impress ly
Click here for more!
Click here for more!
ADITIVO AUTOMOTIVO
DIB IMÓVEIS
GIF 300x250 - Basquete
TOKA DO LULA
EVERTON MEYER ADVOGADO
PORTAL PERUÍBE
Click here for more!
CÍCERO IMÓVEIS
Joomla extensions, Wordpress plugins
GIF 300x250 - Casual
Home / EDITORIAIS / A prefeita Ana Preto e seu mais novo gesto de humildade
MEGABINGOMANIA
MIRANTE FLAT HOTEL
ADITIVO AUTOMOTIVO
TELEXFREE - LECOSPINOLA
Joomla extensions, Wordpress plugins
EVERTON MEYER ADVOGADO

A prefeita Ana Preto e seu mais novo gesto de humildade

FECHE A PORTA PARA OS SPAMS!
POUSADA GAIVOTAS
MIRANTE FLAT HOTEL

Vi e li agora a pouco, com confessada surpresa, que a prefeita Ana Preto começa por esta quarta-feira a atender o público em seu gabinete, inaugurando este tardio movimento (embora melhor tarde que nunca) recebendo aquela que vem sendo e tem sido a algoz-mor do atual governo.

A notícia do atendimento ao público, que há de se dar sempre às quartas-feiras, a partir das 11 horas, com promessa de atender até ao último munícipe da fila, não me é nova. Soube disso quando estive no Gabinete da prefeita, na última quinta-feira (5), para uma conversa com Paulo Henrique Siqueira que continua sendo o porta-voz do Governo Ana Preto, não obstante suas idas e vindas da administração, até porque é seu mentor. Paulão, assim, esteve, está e continuará estando para Ana Preto como Gilson Bargieri estava para Milena, sua filha, enquanto esta prefeita.

A quase que – diria – inesperada atitude de submissão ao seu eleitorado – e ao povo da cidade, só não me traz maior surpresa porque tenho aprendido que todos nós somos bons por natureza, e que, na verdade, as maldades a que nos investimos ao longo de nossas vidas não são mais do que frutos de nosso apego às coisas temporais, passageiras, e a sentimentos que, porque sentimentos, nada têm de palpável ou concreto, como vaidade, orgulho, rancor, ódio, mágoa etc.

Claro que seus críticos não perderão a oportunidade de denunciar esse seu gesto como sendo eleitoreiro, ou pré-eleitoreiro, conquanto as eleições municipais estejam programadas para um ano e meio exatos. Da mesma sorte não faltarão acusações a esse meu gesto escriturísticos, tentando os meus desafetos e os despeitados de plantão tecerem longas discussões nas redes sociais para tentarem descobrir por quanto foi, afinal, que me vendi desta vez…

Isso a mim não importa. E, me parece que à prefeita Ana Preto tão pouco. A crítica faz parte do processo democrático. As opiniões são sobremodo divergentes. E há mais gente achando que é mais fácil administrar uma cidade que escalar o time para a seleção brasileira de futebol.

Desde a eleição em que foi candidata, Ana Preto nunca conseguiu mesmo convencer que poderia um dia vir a ser humilde tanto quanto foi seu falecido pai, o ex-prefeito José Roberto Preto. Receio até que sequer tenha se esforçado para isso. Mas isso não é uma queixa pessoal. As poucas vezes que tive oportunidade de estar fitando a prefeita, e conversando com ela, na base do “olho no olho”, o que senti é que estava à minha frente uma mulher que, se não tinha jeito nem trejeitos para a política, ao menos deixava evidente que suas intenções em prol da promoção do bem do povo de Peruíbe eram verdadeiras, e, sobretudo sensatas.

Errar todos nós erramos. E alguns de nossos maiores erros são latentes e vivem nos perseguindo como um cachorro pulguento que teima em não se separar de nós. Mas nem sempre erramos porque queremos, porque temos vontade de errar, ou porque temos prazer no cometimento do erro. O apóstolo Paulo bem definiu essa dualidade ao admitir que “aquilo que eu quero fazer, isso não faço; mas aquilo que eu não quero fazer, isso eu faço!”. Não que isso justifique o aparente erro de percurso da atual administração municipal que não fez outra coisa que fazer da prefeita Ana Preto – e de igual modo de sua equipe – vítima de impiedosos ataques, seja nas redes sociais, seja na imprensa local, seja por bocas que se dizem serem as mesmas das ruas. Até mesmo porque se há muita gente descontente porque falta isso e falta aquilo neste ou naquele setor da administração pública, há, convenhamos, também, muita gente que não tem de que reclamar e que, de um modo ou de outro, está até que satisfeito com o rumo tomado por Ana Preto visando a condução de Peruíbe para dias melhores.

O exagerado Raul Seixas já teimava em uma de suas músicas que não haveria de querer ser prefeito, porque “pode ser que eu seja eleito, e alguém pode querer me assassinar”. Se o meu querido leitor me perguntasse agora se eu acredito nas boas intenções dos homens – e das mulheres – quando pleiteiam um cargo público, eu até diria que as boas intenções existem, sim, não obstante o inferno estar cheio de pessoas bem-intencionadas. Logo, coloquemos um pé atrás, por evidente, em toda e qualquer atitude tomada por qualquer agente público.

A discussão que faço, entrementes, é que no frigir dos ovos não interessa para a população se os acertos vêm tarde, ou se o rumo é modificado, ou se ele é retomado, agora, hoje ou amanhã. O que o povo quer é mesmo ser ouvido nas suas queixas, nas suas reivindicações, nas suas sugestões, e há mesmo até aqueles que se haverão contentes por terem tirados uma foto ao lado da autoridade para colocar em seu álbum particular.

Neste sentido parece que Ana Preto aprendeu que a intransigência, o ranço, a ausência do diálogo, ainda que com inimigos e algozes cruéis como aquela que hoje primeiramente se sentou junto com ela, não tem lugar, ou não devem ter lugar, no complexo campo em que se joga esta mistura de relacionamentos interpessoais, política e atividade profissional a que eu costumo chamar de sacerdócio, que é a vocação no dar-se a si mesmo em benefício da urbe.

Penitencio-me ao dizer que chego a duvidar que eu mesmo agisse do mesmo modo, principalmente recebendo uma pessoa sabidamente insana que, por sua vez, nada tem de humildade, de diálogo, ou de reconhecer que ela também, lá de vez em quanto, erra. Afinal, conversar com a dona da verdade, longe de ser um privilégio, deve mesmo ser um tremendo martírio, martírio esse que tudo indica Ana Preto tenha enfrentado com o denodo dos grandes estadistas.

Parabenizo-a, portanto. E rogo que este gesto de hoje se perenize não só como condutora de melhorias em áreas tão nevrálgicas para a administração pública, como a Saúde, como também como alimento para o desenvolvimento de uma consciência onde não há espaço para o individual, mas tão somente para o coletivo.

O que há de se dar como resultante destes encontros com o povo, mas em particular, como resultado deste encontro inaugural de hoje, apenas e tão-somente deverá trazer à tona quem é Ana Maria Preto, prefeita de Peruíbe, e quem são os seus algozes. E quais, de ambos, são suas verdadeiras e nem sempre confessadas intenções.

Ana Preto será candidata à reeleição? Se for, será ela reeleita? Oxalá seja. Oxalá tenha o dobro de votos que teve quando veio a se eleger na eleição passada, porque, em acontecendo isso, será o povo quem estará declarando que seu mandato foi bom. Demorou em pegar. Pegou no tranco. Mas foi bom. E, aqui entre nós, e que ninguém nos ouça: O que é que você quer? Não é que o governo se acerte e promova justiça social para o município? Ou será que você acha que vale a pena sofrer mais 18 meses somente porque justamente quem não precisa dos serviços públicos assim o quer? Sim. Eu garanto para você: nenhum daqueles que tanto batem na administração hoje precisam de qualquer serviço público da cidade; e, quando precisam, vão buscar fora da cidade. Então, pense nisso. Pense, e torça para que desta vez a coisa avance. Você merece que avance! Torça para isso, portanto. O beneficiado será você!

Washington Luiz de Paula

JPG Fitness 728x90
CÍCERO IMÓVEIS
MIRANTE FLAT HOTEL

Sobre mrwash

Veja também

Toninho Góes Imóveis – Tradição e respeito são nossas marcas registradas

Relacionado

Toninho Góes Imóveis – Excelência em assessoria imobiliária em Peruíbe

Relacionado

Tradição em consultoria de imóveis em Peruíbe – Toninho Góes Imóveis

Relacionado

Joomla extensions, Wordpress plugins
PORTAL PERUÍBE
TELEXFREE - LECOSPINOLA
%d blogueiros gostam disto: