Joomla extensions, Wordpress plugins
MEGABINGOMANIA
GIF 300x250 - Basquete
Click here for more!
JPG Heelys 300x250
TOKA DO LULA
Corrida 300x250
DIB IMÓVEIS
POUSADA GAIVOTAS
JPG Heelys 300x250
TELEXFREE - LECOSPINOLA
Criador de sites Impress ly
TELEXFREE - LECOSPINOLA
GIF 300x250 - Basquete
ADITIVO AUTOMOTIVO
ADITIVO AUTOMOTIVO
TOKA DO LULA
POUSADA GAIVOTAS
MIRANTE FLAT HOTEL
Click here for more!
Criador de sites Impress ly
GIF 300x250 - Basquete
Home / EDITORIAIS / Agustin – Morre um abnegado
TELEXFREE - LECOSPINOLA
EVERTON MEYER ADVOGADO
JPG Heelys 728x90

Agustin – Morre um abnegado

Agustin se foi… Um entusiasta do esporte… Um lutador do comércio… Um filho dedicado… Um gigante no tamanho… Uma criança no espírito… Vá em paz.

Weber Laganá Pinfari, jornalista e radialista

É de meu dever como servo das letras não deixar passar este triste episódio do qual infelizmente poucos se ressentem desde ontem, que foi o passamento de um cidadão peruibense – ainda que não tenha sido reconhecido assim em vida: Augustin Stin. Eu digo poucos porque retorno à minha ladainha histórica de que se tem uma coisa de que Peruíbe e seus mandatários e seu povo é prodiga é nisso: na ingratidão!

Consoante tudo o que passou, até que Agustin sobreviveu bastante. Os revezes que sua santa e obstinada teimosia em favor do esporte – de modo especial o basquete – de Peruíbe lhe causaram em sua vida pessoal e até mesmo empresarial foram tantos que outro já teria enfartado há muito tempo. Mas Agustin era diferente até nisso: sua obstinação não lhe permitia morrer porque sabia ele que fora encarregado pelo destino com a missão que poucos em Peruíbe receberam, embora muitos por causa dela já tenham morrido: a tentar mudar Peruíbe – para melhor!

Mal sabia Agustin que, não obstante seus 2,05m de altura, e sua coragem, e seu coração enorme, não era ele de ferro, e a morte lhe arrebatou de uma forma inesperada para ele e para os que com ele estavam no seu derradeiro momento.

Serão poucos os que chorarão a sua morte, ou talvez até dela mesmo tomem conhecimento, como poucos foram os que tomaram conhecimento e choraram a morte de Mário Cabral e de Pedro Omuro para citar dois anônimos heróis de Peruíbe, o primeiro na Educação, o segundo no Comércio. Que fazer? Infelizmente a vida é assim, e foi mudada de tal forma pela letargia e insensibilidade coletiva que o modernismo nos impõe que não demorará duas ou três semanas para ninguém mais fale de Agustin.

Poucos sabem, por exemplo, que Agustin Stin tratava uma luta titânica há anos para não perder o patrimônio da família em favor dos bancos. Teria sido ele um mal administrador de seu comércio? Não! Por amar Peruíbe, por ser um apaixonado pelo esporte, por acreditar na possibilidade de fazer a diferença e de mover as autoridades públicas a ajudarem, não a ele, mas ao esporte, ele tomou a decisão de contrair empréstimos para poder honrar salários de atletas que ele formou, e alguns que ele contratou, até mesmo dos Estados Unidos para vir defender a bandeira de Peruíbe nas quadras. Com isso a propriedade de sua família foi penhorada. Foi o preço da honestidade, da honradez, do dever de cumprir a palavra empenhada, coisa  que pouca gente sabe o que é hoje em dia.

Depois fundou a Liga de Esportes de Peruíbe numa tentativa de mostrar força com a reunião das modalidades que passavam – e ainda passam – pelo viés da vergonha de ter que passar o chapéu pelo comércio sempre que têm que representar Peruíbe nos campeonatos, seja no Brasil ou no exterior. Mas essa sua tentativa lhe mostrou outra triste realidade: numa cidade onde a politicagem grassa até mesmos os esportistas são desunidos. Disso resulta a sabedoria milenar que ensina que onde a politicagem grassa, a merda não passa; continua a mesma.

Talvez decepcionado – embora nunca confessado – Agustin investe agora nas Comunicações, com a fundação da LEE TV, capitaneada pelo já também saudoso Paulinho Maravilha. Em seu íntimo talvez perguntasse se com um canal de televisão nas mãos, os politiqueiros de Peruíbe não lhe dessem crédito pelo que passariam a lhe temer. Foi outro engano. E tal foi o engano que, acreditando até o pescoço na boa vontade do então candidato a prefeito José Roberto Preto (2004), exagerou na dose do apoio e acabou por cometer um crime eleitoral, pelo que foi “presenteado” com uma multa assombrosa, que ele nunca conseguiu pagar, mas que vinha lhe rendendo – a ele e a todos os diretores da Liga de Esportes de Peruíbe, “dona” da LEE TV, uma dor de cabeça tão grande quanto a multa.

E quem se importava com tudo isso? Você? Eu? Esta prefeita ou aquele prefeito? Os vereadores de ontem e os vereadores de hoje? Todos os demais esportistas de Peruíbe? Eu respondo: ninguém!

Agustin tinha esse perfil de não se lamuriar. Inconformado com a falta de compromisso e de palavra de todo aquele que, geralmente em época eleitoral, encostava para lhe prometer ajuda, ele mesmo decidia resolver a situação sozinho.

Mas ele morreu. E agora? Pois eu digo que o mínimo que o povo de Peruíbe, através de seus mandatários, pode fazer por Agustin agora é o de lhe outorgar a comenda máxima do município como homenagem post-mortem. Não é hipocrisia, não é vitupério, antes seria uma reparação, um gesto de humildade, de ignominiosa humildade, que a sociedade lhe ofereceria.

Mais difícil que o título, que basta uma canetada e o preencher de um papel mais bonito, mas não menos obrigação de todos, seria procurar saber de sua esposa qual e quanto representa o seu passivo contraído em função de seu amor por Peruíbe, e que todos nós nos cotizássemos para saldar esta dívida.

Termino esta manifestação pública em favor de meu querido amigo Agustin, com as palavras que lhe dirigiu em seu perfil no Facebook sua companheira Miriam Collino e com um vídeo que Paulinho Maravilha gravou por ocasião de seu aniversário:

Agustin querido,

” A eternidade é Tua. E, na eternidade, será sempre lembrado, não como ponto insignificante deste mundo real, mas como folha sadia que, em um certo momento, floresceu nos ramos da árvore da vida.”

“Estas folhas caem da árvore, mas não caem no esquecimento, porque está presente em mim!”

Washington Luiz de Paula

 

GIF 728x90 - Basket
JPG Fitness 728x90

Sobre mrwash

Veja também

Procurando Locação definitiva e temporada? – Toninho Góes Imóveis

Relacionado

Toninho Góes Imóveis – Tradição e respeito são nossas marcas registradas

Relacionado

Toninho Góes Imóveis – Excelência em assessoria imobiliária em Peruíbe

Relacionado

Joomla extensions, Wordpress plugins
Joomla extensions, Wordpress plugins
Joomla extensions, Wordpress plugins
Joomla extensions, Wordpress plugins
MIRANTE FLAT HOTEL
LEILÕES
DEOMAIORLANCE
POUSADA GAIVOTAS
Acesse Gospel +
ADITIVO AUTOMOTIVO
EVERTON MEYER ADVOGADO
EVERTON MEYER ADVOGADO
CAMPANHA ANTISPAM
CAMPANHA ANTISPAM
Acesse Gospel +
LEILÕES
TOKA DO LULA
MEGABINGOMANIA
DEOMAIORLANCE
CÍCERO IMÓVEIS
ADITIVO AUTOMOTIVO
TELEXFREE - LECOSPINOLA
CAMPANHA ANTISPAM
CAMPANHA ANTISPAM
MIRANTE FLAT HOTEL
DIB IMÓVEIS
COMBATA O SPAM. ADOTE A PORTA 587.
TOKA DO LULA
EVERTON MEYER ADVOGADO
%d blogueiros gostam disto: