Corrida 300x250
Home / POLÍTICA / Faixas, provocação e ofensas dão o clima final da eleição em Itanhaém

Faixas, provocação e ofensas dão o clima final da eleição em Itanhaém

Créditos: Davi Ribeiro
Comando da Polícia Militar calcula que 350 pessoas, entre oposição e situação, participaram do manifesto

Da Redação de A Tribuna

O clima eleitoral esquentou na manhã de ontem, em Itanhaém, durante manifestação organizada contra o prefeito João Carlos Forssell. E faltou pouco para a situação fugir do controle. A Polícia Militar precisou intervir e dispersar manifestantes, candidatos a vereador e cabos eleitorais.

A manifestação teria sido marcada para pedir o impeachment (destituição) do chefe do Executivo, que responde a um processo movido pelo Ministério Público do Estado (MPE) por supostos atos de improbidade administrativa. Mas logo no início ficou claro que se tratava de um movimento feito por simpatizantes do candidato da oposição, Marcelo Strama (PSB).

Conforme Allan Petterson Lopes Santos, o advogado do prefeito, o processo corre em segredo de Justiça desde o dia 25 de setembro. “Não tem nada definido, nada de concreto”.

Embate

Às 11 horas, as calçadas da Prefeitura já estavam tomadas por cabos eleitorais empunhando bandeiras e exibindo adesivos do candidato Marco Aurélio (PSDB), que tem o apoio do prefeito. Carros de som acompanhavam a movimentação.

Às 11h05, os manifestantes chegaram ao estacionamento do Governo. Empunhando faixas e cartazes em que se lia “Fora Forssell”, dezenas de pessoas, mulheres, em sua maioria, também traziam vassouras e apitos, que eram usados a cada palavra de ordem gritada.

Passados dez minutos, os cabos eleitorais de Marco Aurélio também entraram no mesmo lugar, misturando-se entre os manifestantes, que estavam em menor número. Logo teve início um empurra-empurra, com discussões acaloradas.

No meio dos manifestantes e dos cabos eleitorais, um homem de bigode, usando uma camisa listrada de azul e branco e chapéu preto, aproveitou a bagunça para dar um choque em outro homem, com uma máquina.

Entre os manifestantes, um candidato a vereador pelo PP – que faz parte da coligação PSB/PT/PP – chamava a atenção, incentivando os manifestantes e gritando palavras de ordem contra o prefeito. Esse mesmo rapaz, mais tarde, ao ser entrevistado, omitiu que era candidato e se apresentou apenas como comerciante da Cidade. Segundo ele, a manifestação não tinha cunho partidário.

Às 11h20, três carros e duas motos da PM chegaram ao local. Os policiais conversaram com representantes dos dois grupos, que aceitaram sair do estacionamento.

O grupo de manifestantes se dirigiu ao cruzamento da Avenida Rui Barbosa com a Rua João Mariano, a duas quadras da Prefeitura. Um candidato a vereador pelo PSB aproveitou para pegar o microfone e pedir votos para Strama, enquanto um outro distribuía exemplares de um jornal local a favor do candidato da oposição.

Segundo a PM, cerca de 350 pessoas participaram da manifestação, incluindo os cabos eleitorais de Marco Aurélio.

Processo

O Tribunal de Justiça concedeu liminar a pedido do MPE e tornou indisponíveis os bens de Forssell e da secretária de Educação, Cilene Célia Rodrigues Forssell; e da empresa Multiprinter Editora e Tecnologia Educacional Ltda, por supostos atos de improbidade administrativa.

Os bens dos réus estão indisponíveis no limite de R$ 2,3 milhões, valor do contrato firmado com a empresa contratada para fornecer material didático para alunos do Ensino Fundamental e que é objeto da denúncia da Promotoria, por suposta fraude no processo de licitação.

Sobre mrwash

Veja também

Apostila Concurso da Prefeitura de Itanhaém, SP, para Educador de Creche

Relacionado

Concurso da Prefeitura de Itanhaém, SP, para Educador de Creche

Relacionado

Marco Aurélio lidera em Itanhaém com 55,25% na pesquisa Opinião/DL

Ao contrário de 2012, quando a disputa foi acirrada, o candidato do PSDB abre grande …

Joomla extensions, Wordpress plugins
Joomla extensions, Wordpress plugins
POUSADA GAIVOTAS
TOKA DO LULA
Joomla extensions, Wordpress plugins
%d blogueiros gostam disto: