Home / POLÍTICA / Tucano vetado dribla Lei da Ficha Limpa com a mulher

Tucano vetado dribla Lei da Ficha Limpa com a mulher

O candidato é de Araras, no interior de São Paulo, cidade natal de Gilson Bargieri, que usou o mesmo artifício na eleição passada, em Peruíbe ao colocar sua filha em seu lugar depois de ter sido barrado pela Justiça
Caio Kenji - 23.set.12/Folhapress
A candidata a prefeitura de Araras (SP) Gabi e seu marido Pedrinho Eliseo, que não pode concorrer a eleição

Marília Rocha, enviada especial a Araras (SP), para a Folha de S. Paulo

Líder em candidatos a prefeito barrados pelo país, o PSDB conseguiu driblar a Lei da Ficha Limpa no interior de SP.

Em Araras, a 168 km da capital, um tucano cassado em 2009 e agora vetado pela Justiça Eleitoral deixou a disputa e colocou a mulher como candidata a prefeita. A substituição de candidatos é permitida pela legislação.

Fonoaudióloga e dona de uma loja de roupas, Gábi foi escalada há duas semanas pelo marido, Pedrinho Eliseu, assim que ele teve a candidatura barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

“Somos um só”, disse o tucano. “Vou contribuir como secretário, se ela for eleita, mas a Gábi foi escolhida pelos partidos e apoiada em redes sociais porque era uma forma de manter o projeto.”

Eleito em 2008, o tucano foi cassado logo no início do mandato, acusado de abuso de poder econômico.

Segundo a decisão, ele foi favorecido pela propaganda de um jornal da cidade durante a campanha. Pedrinho nega e diz que a decisão foi “antidemocrática”.

De acordo com a Lei da Ficha Limpa, ele ficará oito anos sem disputar eleição.

Gábi assumiu a cabeça da chapa, mas o marido ainda é personagem central em outdoors, santinhos e no site da candidatura. O programa de governo da tucana no site do TSE é assinado por Eliseu.

A candidata diz que, se eleita, não fará um mandato de fachada. “Eu jamais me sujeitaria a entrar como marionete de alguém. Tenho responsabilidade como cidadã e capacidade para fazer minha administração.”

Ela nunca disputou uma eleição e faz campanha nas ruas ao lado do marido.

“Ela [Gábi] eu ainda não conhecia. Acho que, se ela ganhar, quem vai comandar é o Pedrinho, mas não acho que vão deixar de votar por causa da condenação dele”, disse o operador de máquinas Joelson Nonato, 27.

O atual prefeito da cidade, Nelson Brambilla (PT), candidato à reeleição e principal opositor de Eliseu, disse que a decisão sobre a substituição do candidato é uma questão interna do partido. “Eles fizeram a escolha deles, não cabe a mim criticar. Apenas desejo que a eleição seja dentro da legalidade”, afirmou.

Levantamento da Folha nos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) mostra que o PSDB é o líder no ranking de prefeitos barrados pela Ficha Limpa. Dos 466 barrados até agora, 76 são do PSDB, partido seguido por PMDB (73), PR (40), PP (40) e PSD (34).

Criador de sites Impress ly

Sobre mrwash

Veja também

Eis uma forma revolucionária e muito inteligente de gastar seu dinheiro

Relacionado

Megabingomania – Só para quem tem mania de bingo

Relacionado

Procurando Locação definitiva e temporada? – Toninho Góes Imóveis

Relacionado

Joomla extensions, Wordpress plugins
MIRANTE FLAT HOTEL
CAMPANHA ANTISPAM
%d blogueiros gostam disto: