DIB IMÓVEIS
ADITIVO AUTOMOTIVO
Home / POLÍTICA / Ana Preto e Milena estão empatadas, diz “A Tribuna”

Ana Preto e Milena estão empatadas, diz “A Tribuna”

FECHE A PORTA PARA OS SPAMS!
Oposicionista está na frente, tem a menor rejeição e mais eleitores que se dizem fiéis, mas a prefeita não está longe dessa disputa

A TribunaVictor Miranda, da Redação de A Tribuna

A disputa totalmente feminina da Baixada Santista – todas as três prefeituráveis são mulheres – começa em pé de igualdade. Segundo a pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto de Pesquisa A Tribuna (IPAT) em Peruíbe, encomenda pelo Jornal A Tribuna, Ana Maria Preto (PTB) e a prefeita Milena Bargieri (PSB) aparecem tecnicamente empatadas – com pequena vantagem para a primeira.

Ana Preto, principal candidata da oposição, conta hoje com 33,6% das intenções de voto na pesquisa estimulada, seguida por Milena, com 30,7%. A margem de erro do apontamento – de três pontos percentuais para mais ou para menos – garante a igualdade técnica.

A petista Maria Onira Contel é a terceira colocada no levantamento, com 9% das intenções de voto. Também segundo a pesquisa estimulada, 12,6% dos eleitores disseram que vão votar em branco, nulo ou em nenhuma das candidatas, e outros 14,1% dos entrevistados se mostram indecisos.

No caso do levantamento espontâneo (quando a pesquisa não apresenta ao entrevistado o nome dos candidatos), a tendência se repete. Ana Preto mantém a ponta (14,9%) à frente de Milena Bargieri (13,5%) e Onira (1,5%).

Neste quadro, o número dos que votarão em branco ou nulo cai para 8% enquanto os eleitores indecisos saltam para 62%.

Convicção

Em relação à convicção dos votos, 42,5% dizem que estão decididos e não devem mudar de candidato. Outros 45,1% admitem a troca, enquanto 12,3% não souberam responder.

Além da pequena margem na corrida, Ana Preto também tem vantagem em outro quesito. A pouco mais de três meses das eleições, 53,9% dos seus eleitores garantem estar decididos quanto à escolha dos votos e não devem mudar de opinião.

Milena Bargieri tem 49% de seus eleitores prometendo lealdade à prefeita. Por fim, Onira tem 43,1% do seu público decidido quanto ao voto.

No campo das rejeições, os três anos e meio de mandato pesam contra Milena, que tem quase o dobro de eleitores dizendo que não votariam nela de jeito algum em relação à sua principal oponente: 34,3%, contra 18,1% de Ana Preto.

A vantagem neste quesito é de Onira que, como terceira força na disputa, tem apenas 15,9% de rejeição. Dentre os entrevistados, 26,6% disseram não ter rejeição a nenhuma das três, enquanto 16,9% não souberam responder.

Cruzamento de dados

As destrinchar os números da pesquisa, percebe-se que Ana Preto tem um equilíbrio entre o eleitorado feminino (34,7%) e masculino (32,6%). O desempenho das suas oponentes é superior entre os homens. Milena conta com 31,6% das intenções dos votos entre eles, enquanto Onira tem 9,6%.

A disputa dividida por faixa etária aponta novo equilíbrio. Ana Preto entre os eleitores mais jovens e mais velhos, enquanto Milena vai bem com a faixa etária adulta da população.

Enquanto o nome da oposição lidera entre os que têm 16 e 17 anos (50%), 18 e 24 anos (35,9%), 25 a 34 anos (41,43%) e acima de 69 anos (42,6%), a prefeita supera entre os eleitores de 35 a 44 anos (36,7%), 45 a 59 anos (33,5%) e 60 a 69 anos (27,3%). O melhor desempenho de Onira é justamente entre aqueles com idade entre 60 e 69 anos (12,5%).

O IPAT entrevistou os eleitores quanto às intenções de votos a vereador. A pesquisa espontânea inclui nomes que não concorrerão ao cargo.

Metodologia

O IPAT questionou 800 munícipes no último dia 19. As entrevistas atenderam as zonas geográficas do município, conforme a população de cada área.

O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é SP-00130/2012. A partir de amanhã o levantamento completo poderá ser acessado pelo site www.atribuna.com.br.

Veja gráficos, análises e nomes dos candidatos a vereadores apontados pelos entrevistados na edição de A Tribuna de hoje, terça (24), nas bancas.

MEGABINGOMANIA

Sobre mrwash

Veja também

Se você é corinthiano, você prestigia a sua loja! Seja Poderoso Timão você também!

Relacionado

Peruíbe – Acordão na Câmara segue parecer do TCE e aprova conta de Milena

Da Redação As contas do último ano (2012) da ex-prefeita Milena Bargieri estão devidamente aprovadas. …

67% têm considerado a gestão Ana Preto em Peruíbe como “ótima”, diz enquete

Da Redação A enquete levada a efeito por este blogue desde o dia 5 de …

Joomla extensions, Wordpress plugins
MIRANTE FLAT HOTEL
TOKA DO LULA
%d blogueiros gostam disto: