GIF 728x90 - Fitness
Home / POLÍTICA / Campanha eleitoral começa em Peruíbe sem candidatos

Campanha eleitoral começa em Peruíbe sem candidatos

Da Redação

Com a campanha começando oficialmente hoje (6), nenhuma das três cidades que compõem a 295ª Zona Eleitoral aparece como tendo candidatos registrados no site da Justiça Eleitoral. A rigor, mesmo tendo sido feitas as convenções para homologação de nomes para candidatos a prefeitos e vereadores dentro do prazo vencido no dia 30 de junho (sábado último) a falta do registro destes nomes na Justiça Eleitoral pode, se não comprometer, ao menos atrasar o processo eleitoral.

Atrasar parece mesmo ser a palavra de ordem. Segundo informações dos coordenadores das três coligações que disputarão as eleições deste ano em Peruíbe, a representante da Justiça Eleitoral na Comarca de Peruíbe, que abrange também os municípios de Itariri e Pedro de Toledo, já avisou que haverá demora na análise da complexa – porém necessária – documentação exigida para que os candidatos tenham seus nomes julgados aptos a concorrer.

A movimentação de ontem no fórum e também no cartório eleitoral foi atípica: uma correria de advogados, candidatos, coordenadores, auxiliares atrás de certidões, de informações, de documentos para serem anexados aos processos dos candidatos.

Sem candidatos

“Não tendo candidatos, como é que o povo vai saber em quem votar?”, lembrou um usuário das redes sociais ontem, vislumbrando esta possibilidade do atraso das informações dos candidatos chegarem até o site do Tribunal Superior Eleitoral.

Os dados dos candidatos publicados na internet pela Justiça Eleitoral permitem que o eleitor conheça os candidatos detalhadamente. Lá aparecem dados pessoais, o nome e o número com o qual vai concorrer, o valor de quanto pretende gastar em sua campanha, a relação detalhada de seus bens declarados e até mesmo as certidões criminais.

Pesquisa feita agora, às 8hs deste dia 6 que marca o início da campanha eleitoral, indica que, da região, apenas oito cidades já têm os nomes de seus candidatos registrados na Justiça Eleitoral. São elas: Guarujá, São Vicente, Mongaguá, Itanhaém, Miracatu, Juquiá, Cajati e Cananéia.

A explicação para o atraso no processo eleitoral pode estar no acúmulo de incumbências do Judiciário na Comarca de Peruíbe que tem apenas duas varas para cuidar de juizados de família, criminal, cível, criança e adolescente, meio ambiente, juizado especial e também o eleitoral, o que lembra que faz tempo que Peruíbe vem reclamando a instalação de uma terceira vara.

Mas também pode ser em virtude da desorganização das coordenações das campanhas – e dos próprios candidatos – que, como soe acontecer com os brasileiros, sempre deixam para última hora a corrida para busca e apresentação de documentos. O correto seria que cada pré-candidato que tivesse pretensão de concorrer a algum cargo se antecipasse a apresentasse já na convenção partidária suas credenciais para ser candidato. Se viesse a ter seu nome homologado, toda a documentação já estaria pronta para montar o processo a ser apresentado à Justiça.

Ontem foi o último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem no cartório eleitoral competente, até as 19 horas, o requerimento de registro de candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador (Lei nº 9.504/1997, art. 11, caput). A partir de ontem também, deverão permanecer abertos aos sábados, domingos e feriados os cartórios eleitorais e as secretarias dos tribunais eleitorais, em regime de plantão (Lei Complementar nº 64/1990, art. 16). Acompanhe o calendário eleitoral clicando aqui.

Sobre mrwash

Veja também

CPI da Previdência já tem assinaturas para sair do papel

Autor do pedido no Senado conseguiu o apoio de 29 parlamentares para instalar comissão que …

Faridinho se elege vereador em Ponta Porã – 2º mais votado!

Da Redação Neto do inesquecível Seu Farid, e filho do não menos querido Badu (El …

Candidatos ameaçam renunciarem candidatura em massa depois do dia 7

Da Redação Informações extraoficiais que correm à boca pequena nos corredores dos comitês das três …

%d blogueiros gostam disto: