Joomla extensions, Wordpress plugins
GIF 300x250 - Outlet
Home / POLÍTICA / Mário Omuro é confirmado vice de Milena em convenção que aconteceu hoje
EVERTON MEYER ADVOGADO

Mário Omuro é confirmado vice de Milena em convenção que aconteceu hoje

EVERTON MEYER ADVOGADO
Acesse Gospel +
TELEXFREE - LECOSPINOLA
Banner Futebol 468x60
MIRANTE FLAT HOTEL
POUSADA GAIVOTAS
FECHE A PORTA PARA OS SPAMS!
Foto: Ari Gonçalves
Ex-prefeitos Gilson Bargieri, Sodré e Julieta Omuro levando apoio a Milena e Mário Omuro. Raul Christiano (barba branca) comparece para prestigiar as convenções.

Da Redação

Terminada as convenções dos sete partidos que estarão na base de apoio da candidatura à reeleição da prefeita Milena Bargieri, cessam também os rumores de quem não acreditava ser possível o inesperado retorno do ex-prefeito Mário Omuro no cenário político municipal.

“Nosso amigo Mário Omuro é, sim, candidato a vice da Milena”, comemora um interlocutor muito próximo da família Omuro, lembrando que o município já vinha de algum tempo devendo este resgate da dignidade política àquele que foi, sem dúvida, um dos melhores prefeitos que a cidade já teve.

Governo voltado para o social

Mário Omuro governou Peruíbe de 1989 a 1992. Elegeu-se em 1988 depois de ter sido candidato em 1982 quando já tentava vencer a barreira do que se convencionou chamar à época de “pingue-pongue”, com Benedito Marcondes Sodré e Gheorghe Popescu se revezando no poder por 30 anos pelo menos.

O governo de Mário Omuro inovou por promover a descentralização do poder, e por ter um compromisso sério com o social, voltado principalmente para a periferia da cidade. “A oligarquia da cidade não gostou de seu governo porque Mário não governou para a orla da praia, para os condomínios fechados, para os loteamentos de luxo; Mário fez o que pode para levar dignidade para o Caraguava, para a Vila Erminda, Vila Peruíbe, São João Batista II, e a zona rural”, lembra Washington Luiz de Paula, que acompanhou seu governo de perto.

E conseguiu. Quem estava em Peruíbe na década de 70, 80 do século passado, lembra que o Caraguava era um abandono só. Tumultuado por invasões desordenadas, o bairro que já vinha prometendo ser o principal reduto de moradia dos trabalhadores da cidade precisava urgentemente de ações do governo. E Mário Omuro foi o grande precursor das conquistas que o Caraguava, Caraminguava e bairros adjacentes têm hoje.

Com laços fortes de amizade dentro dos governos estadual e federal da época, Mário Omuro venceu barreira como a de levar água encanada e tratada para além da linha do trem, e da rodovia. “Para vocês terem uma ideia um simples processo para passar uma tubulação de água embaixo da linha do trem era um desespero para conseguir”, lembra Washington. “Eu me lembro da festa que foi quando estes bairros periféricos receberam água encanada; o povo chorava de emoção”, enfatiza.

Outro desafio vencido por Mário Omuro foi a abertura da marginal FEPASA, que hoje leva o nome de “Luciano de Bona”.  A área era protegida pelo governo federal por causa da extração da areia monazítica que era vendida para a indústria de vidros. E, mesmo depois de as extrações terem cessado, a região era considerada como de “segurança nacional”. Vencido este obstáculo, Mário conseguiu autorização para abrir a nova via, e um novo horizonte se abriu para a cidade que estava “comprimida” entre o mar e a linha do trem.

Foram muitas as conquistas de Mário Omuro como prefeito. Em sã consciência não há morador antigo, funcionário público, comerciante histórico que não se lembre de pelo menos uma coisa boa que tenha marcado seu governo. Para aqueles que teimam em querer levantar a poeira das calúnias que foram levantadas contra ele, principalmente com o objetivo de obstar sua trajetória política na cidade – o que conseguiram, convenhamos! – para estes, é bastante lembrar que, diferente do que tem acontecido com todos os últimos ex-prefeitos e – inclusive, para ser justo – com sua esposa, a ex-prefeita Julieta Omuro, não restou de seu governo um único processo, uma única condenação. Perante a Justiça, Mário Omuro esteve e está limpo!

Mário Omuro não fez um prédio suntuoso para se lembrado por todos quantos passassem por ele. Mas quem viveu aquela época sabe que nunca, nem antes, nem depois, a Saúde, a Educação, a Cultura e os Esportes tiveram tanto incentivo e funcionaram tão bem quanto quando foi prefeito.

MIRANTE FLAT HOTEL

Sobre mrwash

Veja também

Por uma mudança para valer em 2016!

Relacionado

Recanto Vida – Nosso diferencial está em que amamos o que fazemos.

Relacionado

Vereador Zeca da Firenze – Em busca de novos horizontes…

Relacionado

Joomla extensions, Wordpress plugins
Joomla extensions, Wordpress plugins
CAMPANHA ANTISPAM
DIB IMÓVEIS
CÍCERO IMÓVEIS
%d blogueiros gostam disto: