Criador de sites Impress ly
ADITIVO AUTOMOTIVO
Home / POLÍTICA / Candidatos a vereadores podem passar de 300 em Peruíbe

Candidatos a vereadores podem passar de 300 em Peruíbe

MEGABINGOMANIA

Do Senso NewsDa Redação

Cerca de 300 candidatos a vereadores devem se debater pelas ruas e bairros de Peruíbe na caça dos preciosos votos para fazê-los aptos a assumir uma das 15 cadeiras do Legislativo para o próximo mandato que começa em janeiro de 2013.

Os números exatos podem chegar a mais do que 300, se confirmados os 150 candidatos que a coligação gigante liderada pela empresária Ana Preto, somados aos 53 candidatos lançados pela união dos três partidos em torno da candidata Onira, e mais os previstos 80 candidatos que apoiarão a campanha de reeleição da prefeita Milena Bargieri, a serem confirmados neste sábado, 30.

A conta deve fechar em 306 se o PSOL colocar no páreo todos os 23 candidatos a que tem direito em convenção que faz também neste sábado.

Com 51.959 eleitores apontados pela Justiça Eleitoral e aptos a votarem nas eleições deste ano em Peruíbe, pode-se chegar a números curiosos, como o de que cada um dos candidatos a vereador deveria ter somente 167 votos para que todos juntos e somados atingissem o total de eleitores. Este número, todavia, diminui sensivelmente, se considerado que cerca de 24% do eleitorado simplesmente deixa de comparecer para cumprir com seu dever cívico. Em números isto representa cerca de 12.500 votos a menos. Refazendo a conta: 51.959 menos 12.500 é igual a 39.459 que, divididos por 306 candidatos, daria um quinhão de votos de 129 votos apenas para cada.

Evidente que a conta não é bem assim. Para se eleger um candidato deve estar num partido ou coligação cuja soma dos votos dos candidatos seja igual ou superior ao valor do quociente eleitoral que, se forem considerados os números acima, representa 39.459 votos válidos divididos pelo número de cadeiras na câmara (15), o que chega a um valor de 2.631 votos. Mas não para por ai: você ainda terá que ser o mais votado dentre seus colegas candidatos para ser considerado eleito.

Atingir 100, 200, 300, 500 ou mil votos pode até parecer uma tarefa fácil, mas não é. Basta ver que nas últimas eleições municipais, dos 131 candidatos apenas 17 tiveram mais de 500 votos (veja aqui). Destes 131, só 78 tiveram mais que 100 votos, e nove (9) tiveram menos de dez votos cada.

A tendência para este ano é que os números em termos proporcionais sejam semelhantes. Enquanto na eleição passada três candidatos tiveram mais de 1.000 votos, é possível que este número agora dobre ou triplique pelo aumento do eleitorado, e pela qualidade dos candidatos que têm se apresentado até aqui. No mesmo diapasão seguem os candidatos que terão mais de 500 votos, cujo número pode atingir algo em torno de 30 nomes pelo menos.

A rigor estarão no páreo, dos 306, somente estes que conseguirem atingir pelo menos 500 votos. Ou seja, 30 ou 40 dos candidatos serão protagonistas, ao passo que os demais coadjuvantes.

O sonho de se eleger e passar umas “férias” de quatro anos ganhando pelo menos 10 salários mínimos mensais e ver chegar o resultado da apuração eleitoral no qual aparece com 20, 30, 50 votos que seja, pode ser frustrante para pelo menos 1/3 dos candidatos que já estão se preparando para a largada da campanha, que começa na sexta que vem, 6.

O restante 2/3 está participando.  Fazem estes o contraponto perante a ganância de alguns, e entram para a disputa eleitoral como que cumprindo o sagrado dever de cidadão e cidadã de participar, de não ser omisso, de ajudar seu partido a se fazer presente no processo político e, independente de quantos votos tenham, podem dormir em paz amanhã ao dizer para si mesmo e para sua consciência: eu participei, eu fiz a minha parte!

Sobre mrwash

Veja também

Tradição em consultoria de imóveis em Peruíbe – Toninho Góes Imóveis

Relacionado

Confiança conquistada em meio século de muito trabalho – Cícero Imóveis

Relacionado

Bando usa falso uniforme de carteiro e tenta assaltar agência dos Correios de Peruíbe

Ação em Peruíbe acabou sendo frustrada após um funcionário da empresa fugir assustado Bruno Lima, …

Joomla extensions, Wordpress plugins
Joomla extensions, Wordpress plugins
Joomla extensions, Wordpress plugins
CAMPANHA ANTISPAM
MEGABINGOMANIA
DIB IMÓVEIS
Joomla extensions, Wordpress plugins
%d blogueiros gostam disto: