Home / POLÍTICA / Acordão pode aprovar contas de Julieta para ela vir a ser candidata

Acordão pode aprovar contas de Julieta para ela vir a ser candidata

Dra. Julieta (direita), durante congresso do PPS em Peruíbe, sendo prestigiado pela vereadora Onira, Ricardo Baldim e seu esposo, o ex-prefeito Mário Omuro

Da Redação

Dra. Julieta deverá mesmo ser candidata a prefeita de Peruíbe nas eleições deste ano. Pelo menos do que depender dos vereadores, ela já pode dar isso como favas contadas.

A polêmica do ser ou não ser, do poder ser ou não poder ser candidata tem como base um parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado que rejeitou suas contas como prefeita no ano de 2008, último ano do mandato em que se elegeu vice-prefeita com José Roberto Preto, e acabou assumindo depois da morte prematura do empresário em dezembro de 2007.

O parecer do TCE estava pautado para a sessão da Câmara da última quarta-feira (9), mas o pedido de vistas do vereador Oliveira fez com que a votação ficasse adiada para a próxima sessão, no dia 16. Oliveira está indicado pelo PMDB para vir a ser o vice-prefeito na chapa que será liderada por Ana Preto.

A candidatura da Dra. Julieta está nas mãos dos vereadores, portanto. Divididos em dois grupos distintos, em que parte dos vereadores faz parte da base de apoio de Ana Preto, filha do ex-prefeito José Roberto Preto, e a maioria está na base da prefeita Milena Bargieri, ficando isolada a vereadora Onira, do PT, que já declarou que será ela mesma candidata a prefeita pelo seu partido, a aprovação das contas da ex-prefeita vai coloca-la em condições de disputar as eleições deste ano.

A questão é: a quem interessa a candidatura de Julieta? Além dela mesma, e de seu partido, o PPS, claro, a rejeição do parecer técnico do TCE que recomenda a desaprovação das contas, pode indicar que teria mais gente interessada em mais uma candidata para dividir os votos, beneficiando assim, ou a própria prefeita Milena, já que veria a oposição um pouquinho mais esfacelada, ou mesmo Ana Preto, cujos pensadores políticos que estão ao seu lado podem têla feito entender que Julieta tiraria voto da situação, o que, no modesto ver deste articulista, é um grave erro de cálculo e tática.

“Grupo dos 5”

Julieta foi a primeira a pular fora do chamado “Grupo dos 5”, ou “G5”, criado para unir cinco nomes de peso que pretendia lançar outra opção para a escolha do eleitor (veja aqui) em outubro próximo. Com esse gesto, restou evidente que não abria mão de uma candidatura própria em torno de seu nome, deixando o grupo, cujo expoente maior é o atual vice-prefeito Nelson Gonçalves Pinto (Nelson do Posto).

Julieta é esposa do ex-prefeito e ex-vereador Mário Omuro, que governo a cidade de 1989 a 1992. Oito anos depois, em 2000, foi candidata a prefeita pelo PMDB, amealhando 3.691 votos, ou 14,52% dos votos nominais. Em 2004 se elegeu vice-prefeita ao lado de José Roberto Preto, quando ambos tiveram 16.567 votos (51,42% dos votos válidos). Nas últimas eleições, em 2008, Dra. Julieta foi candidata a prefeita numa tentativa frustrada de se reeleger, não obstante tenha conseguido 10.167 votos, numa ampla coligação que envolveu sete partidos: PP / PDT / PT / PMDB / DEM / PRP / PT do B. Julieta ficou em segundo lugar, atrás de Milena Bargieri, eleita com 16.574 votos nominais, conseguidos através do apoio de nove partidos.

Seja como for o cacife de Julieta Fujinami Omuro é alto: ela sai para uma campanha com um importante arranque de pelo menos 5.000 votos, podendo facilmente chegar aos 10.000 que obteve nas últimas eleições. Com a rejeição de Milena, e com as dificuldades que Ana Preto poderá vir a ter para manter em pé uma coordenação de campanha complexa, principalmente por causa do prenúncio de que disporá de muito dinheiro para fazer a campanha, o que desperta lascívia eleitoral em muita gente que, se não alimentada, pode fazer sua intenção “broxar” no meio do caminho, não se pode duvidar que Julieta acabasse por surpreender. E muito. Principalmente se o seu principal cabo eleitoral, seu marido Mário Omuro, resolver arregaçar as mangas e fazer o que sabe fazer melhor: política.

Joomla extensions, Wordpress plugins

Sobre mrwash

Veja também

Se você é corinthiano, você prestigia a sua loja! Seja Poderoso Timão você também!

Relacionado

Peruíbe – Acordão na Câmara segue parecer do TCE e aprova conta de Milena

Da Redação As contas do último ano (2012) da ex-prefeita Milena Bargieri estão devidamente aprovadas. …

Prestação de contas do mandato do Ver. Ricardo Corrêa é neste dia 13. Participe.

Relacionado

Joomla extensions, Wordpress plugins
Joomla extensions, Wordpress plugins
Joomla extensions, Wordpress plugins
EVERTON MEYER ADVOGADO
Joomla extensions, Wordpress plugins
CAMPANHA ANTISPAM
%d blogueiros gostam disto: