Corrida 300x250
Home / POLÍTICA / Em entrevista, Gilson ataca quem quer “construir castelo da Barbie” em Peruíbe

Em entrevista, Gilson ataca quem quer “construir castelo da Barbie” em Peruíbe

“Nós temos que reconhecer as pessoas, que estão levando essa cidade para frente. Não meia dúzia de interesseiros que por vaidade vem aqui, querendo construir o castelo da Barbie”(Gilson Bargieri)
Gilson Bargieri
“Veja as quantidades de obras que estão sendo feitas nos bairros, sem cobrar nada da população pelo calçamento.” (Gilson Bargieri)

Do São Paulo News

Fomos até a Construtora Céu Azul, de propriedade do ex-prefeito e empresário Gilson Bargieri, para uma entrevista que havíamos previamente marcado. Ao chegarmos em seu escritório, aguardamos por aproximadamente três minutos na recepção, quando saindo de sua sala, ele veio ao nosso encontro, nos cumprimentou, fazendo o convite para que entrássemos. O Gilson iniciou uma conversa informal, enquanto instalávamos nosso gravador sobre a mesa. Em seguida, iniciamos então a entrevista.

Repórter – Gilson como você analisa o momento atual da Administração Municipal de Peruíbe.

Gilson – Eu imagino que este tempo todo em que eu fiquei afastado das ruas e da política, por uma questão de tratamento médico, me permitiu avaliar de fora com grande tranqüilidade a situação atual administrativa da prefeitura. Primeiro o que eu vejo é que os adversários muitas vezes se reúnem porque querem tomar o poder, até porque é uma questão mesmo de democracia, mas sempre usando de forma bastante contundente e errada, fazendo criticas inadequadas. As criticas são sempre bem vindas, mas não as inadequadas, a forma como encontram problemas onde não existem, ou exageram onde existem os problemas, transformando isso num episódio político. Eu gostaria de começar dizendo assim, vamos fazer uma analise do governo Milena, prefeita jovem, uma administradora que está demonstrando uma capacidade de organização e de conquistas de verbas publicas como nunca o município teve.

Repórter – A Saúde é um tema importante, como está hoje esse setor na Cidade?

Gilson – O principal problema que hoje aflige a população de Peruíbe, é a saúde e, não é só de Peruíbe é do Brasil todo. A questão da saúde hoje não é uma questão pessoal, uma questão de opinião minha, é uma constatação de uma problema público do Brasil. Vamos analisar da seguinte maneira, nestes 53 anos de história do nosso querido município, que foi agora completado dia 18 de fevereiro, quem fez um AME? Foi a prefeita Milena Bargieri. Agora eu vejo um movimento no comércio, e achei esses dias até engraçado, onde uma pré candidata a prefeita que nestes três anos não se mobilizou em nada para ajudar o AME. Não foi ao Governo Federal, junto ao partido que ela pertence, nem foi ao Governo Estadual, em nenhuma reunião com secretários de Saúde, nem nas reuniões do Condesb, nem nas temáticas da área da saúde pra discutir o assunto ou pra ajudar. Mas agora em época de campanha política, diz estar fazendo um movimento para o AME se tornar estadual, coisa que a prefeita já vem fazendo e lutando há três anos.

Repórter – Quando começou essa questão de tornar o AME estadual ou o Estado assumir o seu compromisso com a cidade, Gilson?

Gilson – Há dois anos a prefeita Milena já havia acertado com o então secretário de Saúde Dr. Barradas, para que isso acontecesse, a prefeita portanto acertou com o Governo do Estado. Agora o governo do estado não esta cumprindo realmente com a parte dele, de estar pagando os mais de 400 mil por mês de manutenção do AME. E o Governo Municipal é quem esta bancando isso. Eu não vi nenhum movimento desses pré candidatos a prefeito, há dois ou três anos atrás. Como é fácil alguém agora estar fazendo um movimento para uma coisa, que a prefeita está lutando há anos. Mas precisamos ter esta compreensão com as pessoas que estão pondo ai os abaixo assinados, pois é perfeitamente válido, pois estão assinando na boa vontade de ajudar. Mas uma compreensão também de que isto é uma luta que já esta no âmbito estadual com o governador Geraldo Alckmin para resolver há muito e, muito tempo. Foi autorizado pelo governo Serra, foi autorizado pelo então secretário Geovane, mas nos ainda estamos bancando sozinhos. Agora o que eu acho mais engraçado nesta avaliação é que a mesma candidata não fez movimento por exemplo, para que o SAMU Federal, pagasse em ordem as despesas mensais, as ambulâncias que custam 60% a mais do que o Governo Federal manda. Ficou um ano atrasado o Governo Federal pra pagar o SAMU, pagou de uma vez agora, depois de um ano, mais quem bancou isso até agora? Foi Governo Municipal. Nisso eu não vi abaixo assinado, nisso eu não vi movimento de ninguém e, era do partido da pré candidata, que aliás tem que ser candidata mesmo, nós vamos enfrentá-la nas urnas, não temos nenhuma dificuldade, nós vamos ajudar a prefeita Milena, não temos nenhum problema, não é disso que eu estou falando, mas eu estou indagando, do porque desses movimentos demagógicos? O PT sabe ser oposição, isso sim é muito eficiente, como sempre foi a vida toda, com muita eficiência, aí eu vejo o PT mudou o Brasil, é obrigação nossa mudar mesmo, e a Milena
Bargieri está mudando Peruíbe, eu desafio então a responder os seguintes: quem fez o AME nestes 53 anos? Quem construiu e vai inaugurar agora dentro de 30 a 60 dias o Novo Pronto Socorro no município de Peruíbe? Mas tem ajuda do Governo Federal! Tem que ter mesmo. É para isso que nossos impostos são arrecadados, é por isso que o município de Peruíbe arrecada impostos, é obrigação do Governo Federal, ele não está fazendo favor nenhum, ele mudou o Brasil? E ficou 8 anos para mudar, e a prefeita Milena  em 4 anos está mudando também a cidade de Peruíbe. Porque se outro governo tivesse feito, inclusive do qual o PT participou na última gestão, tivesse feito a AME, nos estaríamos comprando talvez equipamentos para o hospital, se tivessem feito um Pronto Socorro, talvez hoje estivéssemos fazendo mais postos de saúde, onde ainda não tem.

Repórter – E com relação ao Hospital Municipal, ele vai sair?

Gilson – A prefeita Milena é a primeira prefeita que esta abrindo uma licitação de hospital, um Novo Hospital, não é que vai fazer, já existe o dinheiro na conta depositado para 100 leitos, olha isso!

Repórter – As pessoas que moram nos bairros, contam com os serviços dos postinhos de saúde. Esses pontos estão sendo ou já foram atendidos com melhorias?

Gilson – Estão existindo organizações importantes na área da saúde como um todo, ampliações e reformas nos postinhos de saúde, como o do Trevo, postinho do Caraguava, postinho do Ribamar, postinho da Torre, inauguração de um novo postinho no Recreio Santista, e outros. As mudanças para melhor estão existindo, agora tem deficiência? Tem. Tem deficiência técnica de médico? Tem! Tem mal atendimento? Tem. Isso tudo é verdade. Mas aos poucos estamos corrigindo, agora se outros tivessem deixado tudo no gatilho como a prefeita está fazendo, poderíamos avançar mais e mais. Então não é fácil, os desafios são grandes, e a equipe da prefeita Milena está realizando.

Repórter – Uma das ações que se destacam na Administração da prefeita Milena é a pavimentação dos bairros, de que maneira são realizadas essas obras?   

Gilson – Veja as quantidades de obras que estão sendo feitas nos bairros, sem cobrar nada da população pelo calçamento. Agora eu estou podendo voltar a andar nas ruas, estou visitando as pessoas que eu quero muito bem, que sempre me prestigiaram e estou indo para conversar com as pessoas. Esses dias eu encontrei com uma senhora que me falou o seguinte: – mas estão fazendo agora obras, no último ano de governo? E eu disse: – Que bom se todos fizessem no último ano de governo, o que está fazendo a prefeita Milena. Você já pensou se por exemplo outros tivessem calçado os 27 bairros, como a Milena está calçando ruas em 27 bairros. Já pensou se por exemplo, já estivessem calçadas todas as ruas do Caraguava, que estão sendo calçadas agora no último ano do governo, hoje nos estaríamos calçando outras ruas, ou investindo este dinheiro em outras situações.

Repórter – Com relação à geração de empregos, entre outras coisas, o que destacaria nesta Administração?

Gilson – O Parque Industrial, que agora foi aprovado pela Câmara e, começa realmente a dar oportunidades para as indústrias se implantarem em Peruíbe. Para ocupar mão de obra, para dar emprego para as pessoas, que é o grande desafio do século, o de empregar as pessoas. Para que as pessoas possam sobreviver.

Repórter – A segurança hoje é uma preocupação de todos nós e, Peruíbe aponta uma melhora significativa nessa área. A que se deve isto, Gilson?

Gilson – Peruíbe saiu esses dias no jornal A Tribuna, numa estatística feita pela Secretaria de Segurança Pública, como a cidade que mais baixou os índices de criminalidade. Não que não existam problemas de segurança aqui. Existem sim, mas se melhorou é devido ao bom trabalho das Polícias e ao monitoramento com 20 câmeras, que a prefeita Milena Bargieri implantou na Cidade. Peruíbe nunca teve nenhuma. Se os prefeitos que saíram e, não estamos falando dos prefeitos, mas estamos fazendo uma avaliação de governo, se o último prefeito tivesse instalado 20 câmeras, hoje nos teríamos 40 com estas que a prefeita Milena colocou, mas hoje só temos as 20 que foram colocadas pela prefeita.

Repórter – Estamos em ano eleitoral e chegam as críticas de opositores políticos, muitas vezes distorcendo os acontecimentos e a própria realidade. Qual a maneira para se avaliar um Governo diante dessa situação?

Gilson – Olhando as coisas que estão acontecendo ao seu redor. Veja o nosso centro e faça um pedido aos comerciantes, para que eles perguntem aos turistas que entram em seus comércios para gastarem, qual é a impressão que eles tem da cidade. Faça essa pergunta. Para se avaliar uma administração pública, não podemos avaliar simplesmente criticando a prefeita, porque um médico às vezes, atendeu mal. Não podemos avaliar a prefeita, porque uma funcionária, que num dia de mal humor, atendeu mal e não resolveu um problema que seria a obrigação dela. Os funcionários, são funcionários da população de Peruíbe. Você pode pegar qualquer bairro, é desafio de campanha isso, porque eu estou a vontade para falar, e vamos comparar quem fez mais para cada bairro. Escolha o bairro até a época da campanha para a gente debater, vamos debater as políticas públicas, não os interesses pessoais. Veja esta moça preparadíssima liderando, não por uma questão pessoal, mais liderando talvez o maior governo que esta cidade já fez, e isso é bom, porque a obrigação dela é essa mesmo, é pensar no futuro, é estar preparando as pessoas para a nova era que vem ai que é o pré sal e que muitos de nós ainda não acordamos para viver esta realidade. A Milena está capacitando as pessoas para isso, com cursos de capacitação, foi a prefeita que mais fez escolas na cidade de Peruíbe, e quantas salas de aula e escolas ela reformou ou está reformando? Na área de esporte quantos ginásios de esporte que esta moça esta fazendo? O ginásio do Caraguava que ela vai inaugurar, a quantidade de obras é muito grande.

Repórter – Com apenas 53 anos de emancipação, a Cidade já é uma referência regional em muitas áreas e, avançou muito nos últimos três anos. A que se deve isso, Gilson?       

Gilson – Muitos contribuíram. Você pega ai desde o Geraldo Russomano que teve a boa vontade de emancipar Peruíbe, eram outros tempos. Tivemos o George Popescu que muitas coisas realizou, o governo Sodré, que também realizou muito pela Cidade. Tivemos o Governo Mario Omuro, governo do Alberto, enfim todos deram uma contribuição, a gente sabe reconhecer isso. Agora, o governo que está fazendo mais para os moradores dos bairros de Peruíbe, é o da Milena. Como também é o que mais avançou na Educação, Saúde, Segurança, Esporte e, etc…

Repórter – Gilson, a prefeita Milena, realiza pavimentações, tanto asfáltica como calçamentos. Essas benfeitorias não estão sendo cobradas do munícipe? Porque asfaltar o Centro? Para onde estão indo as lajotas retiradas da região Central?

Gilson – Eu vejo muitos bairros de Peruíbe hoje, onde os moradores estão enforcados no fórum de Peruíbe, com uma divida ativa que não conseguem pagar, de calçamento que foi cobrado e, de absurdos cobrados. Esse governo atual faz obras sociais, está calçando a periferia sem cobrar das pessoas. E no Centro, quando alguém diz que o asfalto aqui não é necessário, não é bem assim, o asfalto embeleza a cidade e é menor a sua manutenção. Embelezando o Centro se faz uma cidade mais limpa, mais atrativa, mais admirada. O calçamento dos bairros, faz com que a auto estima daquele povo melhore porque ele, não vai sair com a bicicleta, e encalhar no barro, não vai mais voar barro na camisa dele, a menininha que vai para a escola, e tem que por um saco de supermercado muitas vezes no pezinho, para chegar na escola com o sapatinho limpo, não precisa mais fazer isso. Isso é cidadania, isso é saúde pública, você está tirando as valas a água escorrida das ruas, você está evitando a esquistossomose, evitando muitas doenças contagiosas, que hoje se traduzem em gastos futuros na saúde pública. Os governos futuros gastarão menos em saúde publica, os governos futuros gastarão menos em manutenção. Para quem mora em rua que ainda não está calçada sabe o beneficio que é um calçamento. Quanto menos irão gastar com manutenção, os ônibus das concessionárias públicas que andam nos bairros calçados, sem buracos? Os caminhões de lixo, podem andar em ruas com melhor situação, os materiais de construção podem entregar melhor os produtos comprados, facilidades para circulação de ambulâncias, polícias e etc…

Repórter – Nas últimas semanas, vimos na grande imprensa uma Peruíbe reconhecida como uma cidade com baixos índices de violência, premiada na Educação Inclusiva, merenda escolar de qualidade, destacada no incentivo ao Esporte, menores índices de Dengue do estado, excelência laboratorial, a segunda melhor nota na Saúde da Baixada Santista fornecida pelo Ministério da Saúde, e outros. Esse reconhecimento incentiva a Administração a melhorar cada vez mais?      

Gilson – Nós temos que reconhecer as pessoas, que estão levando essa cidade para frente. Não meia dúzia de interesseiros que por vaidade vem aqui, querendo construir o castelo da Barbie. Não existe isso, existe sim muito trabalho e  dedicação. Infelizmente eu vejo muita gente falando um monte de besteiras, principalmente aqueles que não foram atendidos nos seus interesses, não vou nominar nenhum deles por uma questão de ética. Eles falem o que quiserem agora, porque talvez possam ouvir aquilo que não queiram e na hora certa. Nós não queremos revanche, nos queremos administrar a cidade. Eu vejo a dedicação dessa menina que tem duas filhas e que vive morando num carro, é São Paulo, é Brasília, atrás de verba para a Cidade, conquistando melhorias para Peruíbe. Intermináveis reuniões, e isso tem que ter uma paciência incomum para tal, e que ainda atende a população, vai andar nos bairros, atende as pessoas com humildade, realizou conquistas na vida do funcionário publico, com o Plano de Carreira e o Estatuto. Todo mundo fala em fazer as coisas em Peruíbe, eu acho engraçado. Quando fui prefeito, há bastante tempo eu me lembro que todo mundo iria fazer a orla da praia. Quem agarrou para fazer? Nós que fizemos, foram feitos 8 Km que estão prontos. Hoje a Cidade possui 50 quiosques que é orgulho para todos que vem a Peruíbe. Então, é importante que a gente fale disso, por exemplo, Peruíbe vai ter o maior ginásio da cidade, no Parque da Cidade, feito pelo governo Milena que fica no Jardim Somar. Essa gente que vem pregar ilusões, dizendo que a vida é uma facilidade, falando que tudo vai mudar, vai mudar para onde? Quando estão no governo não mudam nada, muitos entram no governo e não atendem mais o povo, muitos entram no governo e, não precisam trabalhar mais.

Repórter – Então, essas pessoas em suas campanhas, usam teorias que na prática são outras?

Gilson – Em época de campanha política começam a se achar mágicos, como alguns covardes traidores que fazem parte também da historia da política. Isso já acontecia desde a época em que o Egito que foi o primeiro povo da civilização, através de Ramsés o seu maior Imperador. E quem conhece a historia sabe do que eu estou falando. Às vezes os que estão mais perto, tem a covardia de pensar na sua própria vaidade, exacerbando-se como um pavão, ou piriquitagem, coisas que não fazem bem à atividade pública. O importante é que o povo não acredita nessas ilusões que estas pessoas tentam vender, porque depois quem paga o maior preço, são as pessoas que mais precisam. Sei que nós fomos muito criticados pela a manutenção das ruas, pelo o que a Sabesp fez, a Sabesp detonou a cidade de Peruíbe, e agora graças às reuniões que a prefeita Milena fez com a Secretária do Estado, e com os responsáveis da Sabesp, está encontrando todo o encaminhamento, e solucionando. Não podemos cometer erros nas avaliações, porque podem refletir em muitos e muitos anos, numa administração mal feita ou aventureira, provocando um atraso na cidade muito grande. Nós precisamos ajudar a desenvolver Peruíbe, e é juntando forças que vamos poder fazer isso. A diversidade na política faz parte do jogo, mas temos que ter cuidado para que a gente não perca líderes, que se desinteressem pela forma nociva que muitos políticos agem. É preciso ter responsabilidade, é preciso saber respeitar as pessoas, é preciso entender as raízes das pessoas que estão formando esta cidade. Agora é um momento delicado, porque vai começar uma campanha política, nós vamos para uma candidatura, e iremos mostrar para a população de Peruíbe todo o trabalho que foi feito. Depois a escolha é da população, é democrática, não tem nenhum problema. Se ganharmos as eleições, vamos continuar  traduzindo em benefícios, para a população de Peruíbe. E se não ganharmos, vamos fazer como fizemos, construir, administrar nosso colégio, tocar a fazenda, a Construtora Céu Azul que há 30 anos eu tenho.

Repórter – Quanto ao quadro atual da Cidade, quais os seus comentários e argumentos gerais?

Gilson – Gostaria de registrar o seguinte: Desde a edição da Lei de Responsabilidade Fiscal, o Tribunal de Contas do Estado, pela primeira vez, deu parecer favorável a todas as Contas de um prefeito de Peruíbe, que é a Milena Bargieri. O Ministério da Saúde publicou o índice do IDSUS, que saiu inclusive na Tribuna, onde entre as 9 Cidades da Baixada, Peruíbe é a 2ª. melhor na Saúde. Na Educação Inclusiva, Peruíbe é a 1ª. do Estado. O jornal Estadão no dia 18 de março, publicou as melhores cidades na Gestão das Contas Públicas e Peruíbe está em 9º.lugar, recebendo o conceito A de excelência, concorrendo com 623 cidades do Estado de São Paulo. É preciso mais argumentos?

Repórter – Gilson eu sei do tratamento médico rigoroso que enfrentou, e fico contente por você ter se saído vitorioso, de mais essa batalha. Parabéns!

Gilson – Obrigado. Quero agradecer a todas as pessoas que viveram comigo esse período, e eu tenho muitos amigos que estiveram presentes. Agradeço a todas as orações das pessoas que eu sei que fizeram, a todos que se preocuparam com isso. Foi uma batalha que foi vencida, graças a Deus. Foi um tratamento bastante agressivo, bastante difícil, mas conseguimos vencer, e eu já estou de alta médica a partir da segunda quinzena de março. Gostaria de dizer que sozinho, a gente não consegue nada, agradeço em especial à minha família, à minha mulher que cuidou de mim com muita dedicação, minhas filhas e netos que em nenhum momento deixaram de acompanhar todas as aplicações que eu fiz. Isso para mim foi muita força, era uma maneira de eu não poder fraquejar, não poder ceder tendo todas as pessoas que eu amo ali ao lado. Agradeço muito aos amigos e a todos, pelo companheirismo, pela lealdade nos momentos mais difíceis. Conhecemos os bons amigos nas horas das dificuldades, aí é que encontramos os nossos verdadeiros amigos. Pular do barco é fácil, o duro é ajudar a tapar os buracos do barco para navegar juntos.

Após finalizarmos a entrevista, ficamos ainda conversando um pouco com o ex-prefeito Gilson, a respeito de vários assuntos e das suas diversas atividades empresariais. Em seguida nos despedimos, com a certeza de que encontramos ali, um homem idealista, dedicado a tudo que faz e, que acredita nas pessoas e no trabalho, para que as conquistas sejam alcançadas para todos.

TOKA DO LULA
Joomla extensions, Wordpress plugins

Sobre mrwash

Veja também

Tradição em consultoria de imóveis em Peruíbe – Toninho Góes Imóveis

Relacionado

Confiança conquistada em meio século de muito trabalho – Cícero Imóveis

Relacionado

Bando usa falso uniforme de carteiro e tenta assaltar agência dos Correios de Peruíbe

Ação em Peruíbe acabou sendo frustrada após um funcionário da empresa fugir assustado Bruno Lima, …

DIB IMÓVEIS
TOKA DO LULA
CAMPANHA ANTISPAM
%d blogueiros gostam disto: