Home / POLÍTICA / Guerra eleitoral em Peruíbe parece ter se antecipado ao Carnaval
MIRANTE FLAT HOTEL
MEGABINGOMANIA
JPG Heelys 728x90
GIF 728x90 - Basket
Joomla extensions, Wordpress plugins
TELEXFREE - LECOSPINOLA

Guerra eleitoral em Peruíbe parece ter se antecipado ao Carnaval

FECHE A PORTA PARA OS SPAMS!
ADITIVO AUTOMOTIVO
FECHE A PORTA PARA OS SPAMS!
DIB IMÓVEIS
Joomla extensions, Wordpress plugins
MIRANTE FLAT HOTEL

Da Redação

O embate eleitoral municipal em Peruíbe, que costuma ser acirrado, parece estar dando mostras de que neste ano de 2012 não será diferente. O que não se imaginava era que os pré-candidatos não respeitassem pelo menos os festejos de Momo que este ano coincide com a semana de aniversário da cidade.

Bem verdade que os partidários dos três principais pré-candidatos – Ana Preto (PTB), Vereador Onira (PT) e a prefeita Milena Bargieri (PSB) – já não conseguem esconder suas preferências nos “bate-bocas” escancarados principalmente nas redes sociais. E isto já vem de semanas, senão de meses. Os chamados “fakes” (falsos, em inglês) se escondem por detrás de máscaras sem que sequer se saiba se por medo de por a cara para bater ou vergonha da candidata que defendem, e vociferam impropérios irresponsáveis, levianos e desprovidos de veracidade, numa verdadeira metralhadora giratória, sequer se preocupando se os petardos disparados vão atingir a mãe de algum deles (alguns nem mães têm; devem ter sido cuspidos a partir de uma besta).

Outros estão lá com seus nomes, caras e endereços, e não têm pudor algum em mostrar que, um estado democrático de direito como o que vivemos, escolheram esta ou aquela candidata por julgarem-na a melhor para a cidade. E a defendem com o fio de seus argumentos, alguns nem tanto convincentes, mas pelo menos sinceros. E corajosos.

Onira, na mira

A vítima da vez agora parece ser mesmo a vereadora Onira. Depois dos esforços descomunais para tentarem vincular o escândalo protagonizado pelo vereador Toninho do Frango e sua assessora fantasma à prefeita Milena Bargieri, assunto que, diga-se, parece ter caído no vazio com a mesma rapidez com que os seus algozes devoraram a pizza de milho que eles mesmo compraram para ilustrar com boas doses de humor a sessão da Câmara que fez instalar a CEI para investigar o caso, agora a alça de mira parece estar apontada para a vereadora petista que já anunciou que deixa a Câmara para se candidatar a prefeita para as eleições deste ano.

No último programa “Na Mira”, levado ao ar pela TV Vale das Artes em sinal fechado de televisão (por assinatura), os jornalistas entrevistaram um ex-funcionário da Câmara que decidiu vociferar todas suas mágoas para cima da vereadora Onira, deixando destilar um pouco do veneno também sobre o veterano diretor administrativo da Câmara, Wanderson Lacerda.

O caso é pontual. Faz lembrar-se da “descoberta” de uma filha fruto de um relacionamento extraconjugal de Lula e levada ao ar semanas antes das eleições de deu vitória a Fernando Collor de Melo, em 1989. E também, bem mais pertinho de Peruíbe, do aparecimento fugaz da Laureci, em 2004 que escancarou os escândalos da administração de Gilson Bargieri, e que foi o tiro de misericórdia que tirou o então prefeito do páreo para dar lugar a José Roberto Preto, o vitorioso daquele pleito. A filha bastarda de Lula sumiu; e sumiu Laureci. E agora aparece o Menezes. E, por pontual, embora a TV Vale das Artes não seja lá a TV Globo, não deixou ele de ganhar os seus cinco minutos de fama.

De todo modo, a antecipação destas artimanhas preocupa. Não pelo que possa prejudicar a Onira em seu desejo de ser prefeita. Não só por isso. Mas também porque entendo que não é por estes caminhos tortuosos que se chega ao objetivo que se quer. Desta sorte, se Ana Preto ou Milena Bargieri estiverem por detrás deste atentado à vereador Onira, em ganhando as eleições, elas, por si só, já não seriam dignas de assumir o posto mais alto da hierarquia político-administrativa do município. Mas, oxalá elas não estejam.

Mas, e a Imprensa? Este assunto eu conheço bem. Eu que venho de me penitenciar por ter “judiado” de tantos políticos de Peruíbe, hoje sei que muito do que fiz, fiz, senão injustamente, ao menos em momento inapropriado. E, ao fazer, acabei por prejudicar uns, beneficiando outros, no mais das vezes sem ganhar nada com isso. Melhor: ganhando inimizade, desconfiança, perseguição, violência, processos e ameaças até de morte.

Assim, para mim, o momento é inapropriado. Inapropriado para escancarar nas manchetes dos tabloides impressos, radiados, televisivos ou mesmo nas redes sociais, fazendo acordar “escândalos” até aqui adormecidos, inconfessavelmente até aqui adormecidos; inconfessavelmente agora – justamente agora – despertados.

Se o assunto é de gravidade, há instâncias policiais e judiciais para tomar medidas cabíveis. Se a mazela é flagrante, aconteceu agora, então ao menos há a desculpa de não ter sido noticiado antes, assim como não haverá desculpas para protelar a notícia.

Se este é o tema que se pretende dar à peça eleitoral de 2012 em Peruíbe, então que se preparem para a guerra, porque aqui e lá, ali e acolá, há gente com arsenal de escândalos a publicar – inventados ou verdadeiros – que podem fazer descambar todos para o total descrédito popular.

Nunca é demais lembrar 1996: Enquanto Gilson Bargieri, José Carlos Rúbia de Barros e Mário Omuro se embatiam em acusações sobre quem tinha pé de maconha de dois metros plantado no quintal, sobre quem tomava cocaína misturada no uísque, e sobre quem tinha mais amantes, Dr. Alberto Sanches Gomes, o último colocado nas pesquisas, não falou mal de ninguém, comeu todo mundo pelas beiradas, e ganhou as eleições.

À luta, companheiros! À luta, senhores e senhoras. Mas no campo das ideias; somente no campo das ideias. Que as propostas e as ideias por uma Peruíbe melhor sejam as armas de todos os cabos e comandantes eleitorais neste ano em Peruíbe.

JPG Heelys 728x90
CÍCERO IMÓVEIS
POUSADA GAIVOTAS
DIB IMÓVEIS
JPG Fitness 728x90
TOKA DO LULA
MIRANTE FLAT HOTEL
Mala Corinthians 160x600

Sobre mrwash

Veja também

Toninho Góes Imóveis – Excelência em assessoria imobiliária em Peruíbe

Relacionado

Tradição em consultoria de imóveis em Peruíbe – Toninho Góes Imóveis

Relacionado

Confiança conquistada em meio século de muito trabalho – Cícero Imóveis

Relacionado

Joomla extensions, Wordpress plugins
Joomla extensions, Wordpress plugins
Joomla extensions, Wordpress plugins
CAMPANHA ANTISPAM
Joomla extensions, Wordpress plugins
%d blogueiros gostam disto: