GIF 728x90 - Fitness
Home / POLÍTICA / Pesquisas indicam Romney bem à frente de Gingrich na Flórida
Logotipo

Pesquisas indicam Romney bem à frente de Gingrich na Flórida

REUTERS/Shannon Stapleton
O pré-candidato republicano e ex-presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Newt Gingrich, comparece a evento em Stuart, Flórida.Pesquisas indicam Romney bem à frente de Gingrich na Flórida

Por Sam Youngman e Steve Holland, no Reuters Brasil

HIALEAH, EUA, 30 Jan (Reuters) – A dois dias da eleição primária do Estado da Flórida, o pré-candidato republicano Newt Gingrich tem dificuldades para conter o avanço do seu rival Mitt Romney, segundo novas pesquisas.

Gingrich acusa Romney de ter feito falsos ataques em anúncios televisivos e nos dois debates realizados na semana passada no Estado, como parte da disputa para a nomeação do candidato do Partido Republicano na eleição presidencial de novembro.

Quatro pesquisas divulgadas no domingo indicam que a estratégia deu resultado, e que Romney, ex-governador do Estado de Massachusetts, abriu uma vantagem superior a 10 pontos percentuais sobre Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Deputados.

Mas Gingrich não se dá por vencido, diz que a disputa está mais acirrada do que sugerem as pesquisas, e que na última hora ele vai aglutinar o eleitorado conservador ao seu redor.

“Acredito que o Partido Republicano não irá indicar um moderado de Massachusetts, pró-aborto, pró-controle de armas, pró-aumento de impostos”, disse Gingrich numa igreja batista de Lutz, na Flórida.

“Ele não vai indicar alguém que arrecada milhões de Wall Street para veicular anúncios que são falsos. Então, essa será uma disputa aberta nos próximos quatro ou cinco meses.”

Antes, Gingrich acusou Romney de distorcer sua história.

“Ele tem uma política básica de bombardear seu adversário”, disse Gingrich ao canal Fox News. “Dou o devido respeito à campanha do governador Romney pelo enorme volume de negatividade que eles usam, e pela enorme quantidade de dinheiro que eles arrecadam em Wall Street.”

Em Naples, na Flórida, Romney disse que Gingrich busca desculpas para a derrota, e deveria se olhar no espelho.

Para ele, Gingrich vai mal nas pesquisas na Flórida porque os eleitores “assistiram aos debates e ouviram o presidente (da Câmara), ouviram os outros candidatos e disseram: ‘Quer saber? Mitt Romney é o cara que vamos apoiar'”.

Romney nesta semana atacou Gingrich por sua ligação com a agência hipotecária Freddie Mac e com o colapso do mercado imobiliário – uma ferida aberta na Flórida, onde o valor dos imóveis despencou cerca de 45 por cento em relação ao começo de 2006.

Há vários dias as pesquisas indicam uma tendência pró-Romney na Flórida, revertendo o ímpeto que Gingrich acumulou depois da surpreendente vitória sobre Romney na primária da Carolina do Sul, em 21 de janeiro.

Pesquisa Reuters/Ipsos no domingo mostrou Romney com 12 pontos percentuais de vantagem sobre Gingrich na Flórida. Três outras pesquisas divulgadas no domingo apontaram vantagem de 11 a 15 pontos para Gingrich.

O grande e complexo eleitorado da Flórida, com dez mercados midiáticos e blocos consideráveis de eleitores hispânicos, judeus e idosos, é visto com um teste crucial para os candidatos.

No domingo à tarde, Romney fez campanha em Hialeah, subúrbio de Miami com forte presença hispânica. Em um popular restaurante cubano, comeu leitão assado, geralmente um prato de festa. “Meu pai não fala espanhol”, disse Craig Romney à plateia, em castelhano. “Mas ele fala, sim, a língua da economia.”

Uma pesquisa do Miami Herald mostrou que, entre o eleitorado hispânico da Flórida, Romney lidera com 52 por cento das intenções de voto, contra 28 por cento de Gingrich.

Mochila Corinthians 160x600

Sobre mrwash

Veja também

Peruíbe: Oliveira mostra toda sua força e elege dois assessores

Da Redação Não seria exagero pensar que os 941 votos que o vereador José Pedro …

Wanderlei de Paula agradece os votos e deixa política “para os profissionais”

Da Redação Enojado. Esta é a expressão que resume o sentimento que Wanderlei de Paula …

No caso de São Vicente (SP), Enquete VetorTI acertou prefeito com precisão milimétrica

Da Redação A polêmica enquete encetada pela empresa VetorTI que usava do aplicativo de “curtidas” …

%d blogueiros gostam disto: