Click here for more!
Home / EDITORIAIS / Entre Nelson do Posto, Onira e Ana Preto, meu voto é dos três – Parte III

Entre Nelson do Posto, Onira e Ana Preto, meu voto é dos três – Parte III

Onira PTtexto anterior

O histórico da vereadora Onira (foto) tem pontos semelhantes. Professora da rede estadual de ensino, Maria Onira Betioli Contel já foi diretora de escola e exerce mandato como vereadora desde 2001, estando no seu terceiro mandato, portanto.

Onira começou sua trajetória política em Peruíbe em 1992. Naquele ano disputou as eleições como candidata a prefeita, obtendo 1.837 votos (9,72% dos votos válidos). Era, na prática, o início efetivo do Partido dos Trabalhadores na vida política municipal.

Quatro anos mais tarde (1996) o partido indicava como candidato a prefeito o então marido de Onira, Carlos Ramiro de Castro, que ficou conhecido na cidade como “Professor Carlão”. Carlão, que depois disso foi presidente da APEOESP e membro da executiva da CUT, e hoje é suplente de Senador do Eduardo Suplicy, naquele ano perdeu a eleição, obtendo pífios 322 votos. No mesmo ano, Onira, que mais tarde viria a se separar de Carlão, lançava sua primeira campanha para vereadora, de cujo pleito saiu com apenas 227 votos, também perdendo a eleição.

O PT de Peruíbe entrou para o século XXI com o pé direito, com a primeira vitória de um filiado seu a um cargo eletivo municipal. E isto se deu justamente com Onira, que foi eleita em 2000, para o mandato de 2001 a 2004, com 478 votos. Na oportunidade, o PT ajudou a eleger Gilson Bargieri prefeito, quando este estava no extinto PL (Partido Liberal).

Segundo informações da época, na primeira reunião com a equipe de primeiro escalão do Governo e os vereadores da base que o ajudou a se eleger, em janeiro de 2001, Gilson teria dito para todos os presentes que ele seria prefeito de um mandato só, mas que ali, naquela hora apontaria quem deveria ser seu sucessor, indicando a vereadora Onira como sua candidata a prefeita para 2004.

Porque os rumos do governo de Gilson indicavam alvos diferentes do que aquele que fora acordado no início de seu governo, o PT rompeu com a Administração e começou a fazer oposição sistemática na Câmara. Como resultado disso, o PT – e a vereadora Onira – participaram da coligação que derrubaria Gilson Bargieri do poder, elegendo o empresário José Roberto Preto (PTB), na emblemática eleição de 2004. Naquele ano, Onira praticamente duplicaria o número de votos que tivera em 2004, elegendo-se para seu segundo mandato com 967 votos.

O PT permaneceu com o José Roberto Preto até o final do seu governo, antecipado em um ano com sua prematura morte, em dezembro de 2007, e ficou na base de apoio com a vice-prefeita Julieta Omuro que assumia o último ano daquele mandato, e, inclusive, apoiando a candidatura da doutora Julieta à prefeitura, no mesmo ano de 2008.

Das eleições daquele ano, Onira entrava para seu terceiro mandato, com 717 votos, ou 250 menos dos votos nominais que tivera na eleição anterior.

Para 2012 o Partido dos Trabalhadores decidiu ser chegada a hora de Onira tentar alçar vôo mais ousado, agora rumo à cadeira do Executivo municipal.

Maria Onira Betioli Contel, mãe, avó, apaixonada incondicionalmente por Peruíbe, é paulista, da cidade de Lavínia, tendo nascido aos 4 de junho de 1949. Possui formação acadêmica superior.

continua…

Washington Luiz de Paula

JPG Heelys 120x600

Sobre mrwash

Veja também

67% têm considerado a gestão Ana Preto em Peruíbe como “ótima”, diz enquete

Da Redação A enquete levada a efeito por este blogue desde o dia 5 de …

Deputado Marcos Martins (PT) visita Peruíbe e será recebido por Ana Preto

Da Redação O Deputado Estadual Marcos Martins, do Partido dos Trabalhadores, estará em Peruíbe neste …

Prefeita Ana Preto, de Peruíbe (SP), prestigia posse do deputado Samuel Moreira na presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Da Reportagem do Jornal Expresso Regional A prefeita de Peruíbe e presidente do CONDESB, Ana …

Joomla extensions, Wordpress plugins
Joomla extensions, Wordpress plugins
TOKA DO LULA
%d blogueiros gostam disto: