GIF 728x90 - Fitness
ADITIVO AUTOMOTIVO
Casual 728x90

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Home / POLÍTICA / Candidatos devem ficar atentos à legislação para eleição 2012
Logotipo
Logotipo
Logotipo
Logotipo

Candidatos devem ficar atentos à legislação para eleição 2012

FECHE A PORTA PARA OS SPAMS!

Renata Oliveira, no SeculoDiario.com

A partir deste mês, os candidatos a prefeito ou a vereador nas eleições 2012 não poderão mais contratar pesquisas sem o devido registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O registro de pesquisa será realizado via internet e todas as informações de que trata este artigo deverão ser digitadas no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais, disponível nos sítios dos Tribunais Eleitorais.

Enquetes e sondagens não estão sujeitas a registro. Mas na divulgação dos resultados desses mecanismos deverá ser informado que não se trata de pesquisa eleitoral e sim de mera sondagem de opiniões. Isso porque enquetes e sondagens não têm controle de amostra e não utilizam método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.

Neste primeiro momento, as pesquisas podem colocar os nomes de candidatos cotados, mas a partir de 5 de julho de 2012, o nome de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverá constar nos questionários das pesquisas que serão apresentados ao entrevistado.

Práticas eleitoreiras na mira

Desde o dia primeiro deste mês, também está proibida distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios aos cidadãos. A proibição de atuação da administração nesses casos consta da Resolução 23.370, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que estabelece as condutas vedadas aos agentes públicos nas eleições municipais de 2012.

Segundo a regra do TSE, a distribuição gratuita de bens, valores e benefícios aos cidadãos em ano eleitoral só é permitida em casos de calamidade pública ou de estado de emergência.

Os programas sociais são permitidos desde que autorizados por lei e integrarem o orçamento do exercício anterior. Nesses casos, o Ministério Público Eleitoral poderá acompanhar sua execução administrativa e financeira.

Estão proibidos ainda programas sociais executados por entidade nominalmente vinculada a um possível candidato em 2012. A proibição vigora ainda que os programas tenham sido autorizados por lei ou façam parte do orçamento do exercício anterior.

Cursos 24 Horas

Cursos On line

Cursos Online
Camisa Nike Corinthians II 160x600
Mochila Corinthians 160x600
JPG Fitness 160x600

Cursos 24 Horas

Cursos On line

Cursos Online

Sobre mrwash

Veja também

Candidato a prefeito de Peruíbe agride amigo por política: ‘Briga de moleque’

Cursos 24 Horas Cursos Online Cursos Online - Cursos 24 Horas Cursos 24 Horas - …

Prestígio do pai abre portas para Ana Preto em Brasília

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas Da Redação Mesmo falecido há cinco anos, …

TRE-PI indefere registro de prefeita e determina eleições em Brasileira

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas Cursos 24 Horas - Cursos Online com …

GIF 300x250 - Suplementos
DEOMENORLANCE
JPG Heelys 300x250
%d blogueiros gostam disto: