Home / POLÍTICA / Dobradinha de mulheres pode ser alternativa para Peruíbe. D. Ivany Caruso é lembrada

Dobradinha de mulheres pode ser alternativa para Peruíbe. D. Ivany Caruso é lembrada

Dona Ivany, durante evento em que seu marido, Dr. Antonio Carlos Caruso é homenageado em São Paulo

Da Redação

Já antecipamos aqui neste blogue que a administração da cidade de Peruíbe, para o próximo mandato de 2013-16, poderá estar entregue novamente nas mãos de uma mulher (veja aqui). Isso é bom. Primeiro porque o governo municipal entraria em sintonia com o governo federal, que também tem em Dilma Rousseff mulher, a filha, esposa, mãe, e avó que, por tudo isso, reúne os atributos de sensibilidade para governar os destinos de um povo com um pouquinho mais de sensatez.

Assim ocorreria com Milena Bargieri – tenho certeza – não sofresse ela a forte injunção e influência de seu pai, o ex-prefeito Gilson Bargieri que, certamente magoado por não ter podido ele mesmo ser o prefeito, parece ter trazido para o paço municipal a autoridade paterna, em cuja obediência, ao que tudo indica também, a filha assentiu.

Milena entra para o seu último ano de governo com uma rejeição estratosférica. Em conversa com interlocutores mais próximos o próprio Gilson admite que se a filha não reverter este quadro agora, já nos primeiros meses do ano, dificilmente emplacaria um projeto de reeleição. Por este campo, a boataria dá conta de que Milena estaria mesmo muito propensa a declinar da condição de candidata à reeleição.

É lamentável. Se ela não se deu conta disto logo quando iniciou seu governo e viu seu pai impondo a colocação da mesma equipe desastrada com que ele governou Peruíbe de 2001 a 2004, é bem possível que agora ela amargue não ter feito um governo independente, ao seu próprio estilo, ao estilo da mulher, esposa e mãe, e também sensível aos problemas sociais pelos quais passam o povo, como não duvido que seja.

Falando a mesma língua

Das demais postulantes à cadeira do Executivo em Peruíbe nas eleições deste ano, a mim me parece que a melhor preparada mesmo é a vereadora Maria Onira Betioli Contel. Do mesmo partido da presidente Dilma, Onira reúne praticamente os mesmos atributos da Presidente, atributos estes que vão deste o histórico de identidade partidária, até aqueles que evidenciam sua vida como professora, e também mulher, filha, esposa, mãe e avó.

Não que Ana Preto (PTB) e Julieta Omuro (PPS) não viessem a ter a sensibilidade que se espera de alguém que consiga governar com o povo, para o povo e pelo povo. Mas preocupa toda vez que a gente ouve que estes ou aqueles acertos estão sendo alinhavados, com este ou aquele partido, com este ou aquele político, com aquele outro envolvido no escândalo tal, e com aquele outro ainda que vem esquentando há anos uma cadeira no Legislativo (ou mesmo no Executivo) sem que outra contribuição tenha dado à sociedade que indicar o nome de tal rua para um infeliz que morreu muitas vezes vítima do descaso com que aqui se encara a saúde pública.

Pudesse, fosse possível, imagino que povo preferiria votar em quem nunca foi político. Se não por outro motivo, ao menos para dar a chance a que outro (ou outra) mostrasse do que é capaz. De todo modo, é preciso que cada um nós pensemos em votar, senão no melhor, ao menos no menos pior, naquele (ou naquela) que menos está mancomunado com o velho costume político peruibense.

Dobradinha

Ao mesmo tempo em que parece que os nomes dos prefeituráveis já estariam praticamente definidos, a corrida que se enceta agora é pelos candidatos a vice. Quem serão os nomes que comporão a chapa dos candidatos (e das candidatas) a prefeito (ou prefeita)?

Os nomes mais cotados me parecem ser mesmo os de Ricardo Baldim; de José Ernesto Lessa Maragni Júnior (Zeca da Firenze ou Diácono Zeca); do presidente da Câmara Emer Elias Abou Jaoude; do vereador José Pedro Gomes de Oliveira; do empresário Wanderlei Abraão de Paula; do atual vice-prefeito Nelson Gonçalves Pinto (Nelson do Posto), dentre outros. Como se vê, parece que sobra vice para a partida político-eleitoral deste ano.

Eu, contudo acho que Peruíbe precisa ousar. Para mim, passou da hora de radicalizar. E, se é destino que escolhamos uma mulher para continuar a gerir nossos destinos, por que esta mulher não dobrar com outra mulher que se some à força natural da mulher para comandar nosso município? Afinal, os homens podem até falar mais grosso e mais alto, mas a gente sabe que quem manda mesmo, no frigir dos ovos, são elas.

Na busca por um nome feminino neste universo machista e calculista (geralmente calculando para promover o mal e o crime de lesa municipalidade), temos que convir ser difícil a escolha. Infelizmente são poucas as mulheres que se dispõem a enfrentar com altivez os desafios da política.

Mas, partindo do princípio de quem já faz parte, ou tem no sangue familiar um histórico de vida política, mas que, em Peruíbe, não tem feito outra coisa que se dedicar a fazer o bem (no mais estrito princípio bíblico de fazer o bem sem olhar a quem), eu arriscaria a dizer que esta já é bem a hora da senhora Ivany Caruso levar sua experiência, seu conhecimento, sua influência, e seu enorme coração para dentro da administração municipal.

Dona Ivany, é mãe do laborioso deputado estadual Jorge Caruso, e esposa do Dr. Antonio Carlos Caruso (Conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo), em Peruíbe é empresária proprietária da rede hotéis e pousadas Vitória Régia, além do cinema e de um espaço de eventos digno de primeiro mundo.

Ela já teria confidenciado para amigos e conhecidos mais próximos sua admiração pela vereadora Onira. Logo, é de se deduzir que se cabe a alguém a tarefa do convencimento para que Ivany Caruso mostre o lado feminino da veia política da família Caruso, este alguém é, de fato, a vereadora Onira.

Um próximo governo independente, e bem distante de interferências externas principalmente vinda daqueles que continuam achando que a vida pública não é mais do que extensão da privada, é o que todos queremos. É o que todos sonhamos. É do que precisamos. E, se formos embalados por mãos femininas, tanto melhor!

Sobre mrwash

Veja também

Tradição em consultoria de imóveis em Peruíbe – Toninho Góes Imóveis

Relacionado

Confiança conquistada em meio século de muito trabalho – Cícero Imóveis

Relacionado

Bando usa falso uniforme de carteiro e tenta assaltar agência dos Correios de Peruíbe

Ação em Peruíbe acabou sendo frustrada após um funcionário da empresa fugir assustado Bruno Lima, …

Acesse Gospel +
DIB IMÓVEIS
ADITIVO AUTOMOTIVO
%d blogueiros gostam disto: